Secretaria de Saúde promove Campanha de Doação de Sangue


Secretaria de Saúde promove Campanha de Doação de Sangue

Categoria: Notícias //


Dentro da programação de aniversário do município, no dia 28 de abril, o ônibus do Hemopasso estará em frente ao Posto de Saúde de Vila Maria para realização da coleta de sangue.

A coleta será feita das 08h00min às 11h00min e das 13h00min as 16h00min e será conduzida por profissionais do Hemopasso, além de profissionais da Equipe do Posto de Saúde e do Hospital Municipal Carlos Cerato que receberam treinamento.

A Coordenadora do Posto de Saúde, Natália Betto, frisa que a ação é muito importante pois sabemos das necessidades de pessoas portadores de hemofilia, leucemia e anemias, bem como outros acidentes que necessitem de transfusão.

Na última edição, passaram pelo Posto de Saúde mais de 130 pessoas, destas, 102 bolsas de sangue foram levadas ao Hemopasso e servirão para salvar vidas.

É importante realizar agendamento para evitar esperas. Os interessados podem ligar para 3359-1003 ou 3359-1618 falar com a Natalia ou com Adiles que informarão um horário aproximado. Também poderão ser realizados as doações no dia.

O que é preciso para ser doador de sangue:

– ter entre 16 a 67 anos;

– jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável;

– idade máxima de 60 anos para a primeira doação;

– peso superior a 50 quilos;

– boas condições de saúde;

– estar bem alimentado;

– levar documento de identificação (carteira de identidade).

Como será a organização no dia:

O candidato deverá levar consigo e apresentar um documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

1º Passo: Cadastro

O candidato à doação informa seus dados e recebe um código.  O atendente confere com o doador se estão corretos os dados, como endereço, telefone, e CEP.

2º Passo: verificação de saúde

Um técnico de Enfermagem verificará os sinais vitais, neles incluso, pressão Arterial, batimentos cárdico, temperatura e peso e também será coletada uma amostra de sangue, que esse procedimento se iguala ao teste de diabetes. Nesse exame será verificado se o candidato à doação possui nível de Hemoglobina dentro dos parâmetros de normalidade, caso esteja a cima ou a baixo dos valores normais, o candidato é orientado a procurar o serviço de saúde, pois pessoas que tenha anemia não poderão fazer a doação.

3º Passo: Triagem Clinica feita pelas enfermeiras

Nessa etapa o candidato responde a uma entrevista confidencial, em um dos consultórios do posto de saúde, é individual, com o objetivo de avaliar se a doação pode trazer riscos para ele ou para o receptor. È fundamental que o candidato responda corretamente e seja honesto com as respostas.

4º Passo: A coleta

A coleta, é totalmente segura, sem riscos ao doador, será utilizado agulha estéril, após uso será desprezada, não será utilizada para outro paciente, è coletado em cerca de 450 ml de sangue  e também amostras de sangue para a realização de exames de sangue obrigatório por lei.

5º Passo: o lanche

Após a doação, o doador recebera um lanche e um suco, que deverão ser consumidos na sala de lanches no próprio estabelecimento da coleta.

Algumas orientação básica no pós doação:

- Deve manter o curativo no local da punção pelo menos 4 horas;

- Não ingerir bebidas alcoólicas e se abster de fumar no mínimo 2 horas;

- Evitar esforço físico, principalmente no braço da coleta;

- Beber bastante líquidos.