Maio Amarelo: intensas atividades voltadas para a educação no trânsito


Maio Amarelo: intensas atividades voltadas para a educação no trânsito

Categoria: Notícias //


O Maio Amarelo é um movimento internacional, criado pela ONU, que visa reduzir as mortes por acidentes de trânsito no mundo. Em Vila Maria, o projeto tem o objetivo de desenvolver atividades de prevenção e educação no trânsito através de ações estratégicas, na tentativa de disseminar uma cultura de educação e conscientização no trânsito.

 

As atividades iniciaram com um concurso de frases com alunos do 6º ao 9º ano das escolas Maria Busato e EEVIMA. A frase escolhida pela comissão “No trânsito, cada segundo vale uma vida”feita pela turma 92 da EMEF pode ser vista na praça do município sobre um carro danificado por um acidente de trânsito. Também foi feita uma faixa com pinturas de mãos pelas crianças da EMEI Sementinha do Saber, que foi exposta da Expovima.

 

Na última semana, o CFC Marau esteve desenvolvendo atividades lúdicas relacionadas ao trânsito, na quadra de esportes da EMEF Maria Busato, que abriu as portas também aos alunos da EEVIMA. A proposta das oficinas é incentivar a conscientização no trânsito desde cedo para que os alunos aprendam a agir de forma prudente, evitando acidentes no trânsito, e podem ajudar seus pais a respeitarem as regras estabelecidas por lei.

 

Na quarta à noite, houve uma palestra sobre a importância de segurança no trânsito para a preservação da vida, com a especialista em gestão no trânsito Cristiane Ornelas, que recebeu a presença de alunos da EEVIMA e da comunidade.

 

E na quinta feira os alunos da turma 91 da Escola Maria Busato estiveram realizando pintura de um muro localizado na Avenida Farroupilha. A proposta foi de integrar as aulas de artes ao movimento, pensando com os alunos quais os elementos que compõem o trânsito. Eles desenvolvem também um sentimento de pertencimento à nossa cidade, assim como tornam mais divertida a conscientização sobre a segurança trânsito e conseguem envolver toda a comunidade nesse movimento.

 

Nesse mesmo dia, uma outra turma da escola municipal junto ao ensino médio da EEVIMA estiveram colocando móbiles na praça, como os desenhos feitos pelas crianças até o quinto ano, representando o trânsito. O ensino médio fez pesquisas, e as estatísticas encontradas também foram expostas.

 

A comissão organizadora das Atividades do Maio Amarelo em Vila Maria é composta por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, EMEI Sementinha do Saber, EMEF Maria Busato, EEVIMA, Brigada Militar, Polícia Civil, entidades religiosas, Jeep Club Piratas do Tarimba, Quebra Biela Moto Grupo, equipes de comunicação e divulgação, Associação dos Motoristas, Sindicato Rural, Conselho Tutelar, Associação dos Universitários, Câmara de Vereadores e Administração Municipal.

 




GALERIA:

Veja fotos de Maio Amarelo: intensas atividades voltadas para a educação no trânsito