27ª edição do Encontro de Suinocultores aconteceu em Vila Maria

O tradicional encontro aconteceu na última sexta-feira (08), e reuniu produtores, entidades parceiras, autoridades e interessados durante as atividades programadas, que aconteceram no Auditório Municipal e no Salão Paroquial de Vila Maria.

Os participantes foram recebidos com um café da manhã, promovido pela Associação dos Suinocultores de Vila Maria (Assuivima), Emater/RS-Ascar e Prefeitura Municipal, além da recepção musical de Mateus e Mariana, uma dupla local. O tema central do evento foi a Lei da Integração, sobre o qual Valdecir Folador, Presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), palestrou.

De acordo com Folador, essa lei regulamenta a relação contratual entre os produtores integrados e as integradoras, esclarecendo direitos e deveres de ambos, as cláusulas que os contratos devem ter, a claridade na remuneração dos produtores e prevê a constituição de câmaras técnicas. O palestrante também ressaltou a importância de os produtores valorizarem as entidades que os representam em todos os níveis.

O gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, durante a abertura do evento, parabenizou a importância dada ao setor no município, percebida pelas tantas edições do encontro já realizadas.

O prefeito de Vila Maria, Maico Serafini Betto, também enalteceu a equipe organizadora do Encontro. "O município de Vila Maria comemorou em maio seus 30 anos e o Encontro já está na 27ª edição, o que mostra organização, dedicação e o trabalho feito por essas pessoas que passaram ao longo desses anos. É uma grande equipe que se doa de forma voluntária para que esse evento aconteça", disse o prefeito.

Ivan Pasa, chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Vila Maria, pontuou que o evento busca trazer anualmente assuntos relevantes aos produtores e permite sua valorização, quando reúne toda a comunidade e região num almoço à base de carne suína, programação organizada por uma equipe de 80 pessoas.

Estiveram presentes também a presidente da Câmara de Vereadores, Rubia Janaina dos Santos, o presidente da Associação dos Suinocultores de Vila Maria, Everton Luis Orsato, e o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Henrique Bartels, entre outras lideranças regionais e municipais.

Após o almoço houve sorteio de brindes doados por patrocinadores e apoiadores do evento, além de animação com o grupo musical Tchê Festança.

Segundo dados da Emater/RS-Ascar, a Suinocultura em Vila Maria é desenvolvida comercialmente por 35 famílias, atividade responsável por cerca de 7% do PIB do município.

Notícia com informações da Emater/RS.

Veja fotos de 27ª edição do Encontro de Suinocultores aconteceu em Vila Maria