Escola Maria Busato estuda implementar o Projeto Lixo Zero

Ocorreu na tarde de terça-feira, dia 07, uma reunião com a presença do Prefeito Maico Serafini Betto, Vice-prefeito Adroaldo Seben, Secretária de Educação, Cultura e Lazer Marta Santin Fransceschi, Diretora da EMEF Maria Busato Anardete Soliman Lorini, Biólogo Alex Conceição, Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente Luciano Dors e a Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil e Engenheira Ambiental Júlia Vanin de Morais que conversaram sobre a importância da educação ambiental no nosso município.

Após as boas-vindas do biólogo Alex, a Engenheira Ambiental Júlia apresentou o funcionamento do Projeto Lixo Zero no Colégio Cristo Rei de Marau, case já apresentado no Fórum Capital Lixo Zero Brasília, que vem demonstrando ótimos resultados desde o início do ano letivo não apenas com os alunos, toda a comunidade escolar.

Foi apresentado toda a metodologia de aplicação do projeto na escola, passando pela avaliação do local, capacitação de alunos, professores e funcionários, adequação dos espaços e apresentação dos resultados.

O Prefeito Maico, comentou que a iniciativa vem em boa hora: “É o momento de aproveitar a nova estrutura para implementar novas ideias estruturantes. A Administração Municipal sempre vai estar a favor da educação ambiental, já que é dever de toda a comunidade cuidar de todo o nosso espaço público: se é público, é de todos”, comentou o prefeito.

O objetivo do projeto é reduzir ao máximo a quantidade de lixo – inicialmente na EMEF Maria Busato – com ideias sustentáveis como a compostagem para resíduos orgânicos e a reciclagem para os resíduos seletivos.