14/08 - Dia do Combate à Poluição Industrial

O dia 14 de agosto foi escolhido para incentivar o combate à poluição industrial. Há milhares de anos o homem deixou de ser nômade para tornar-se sedentário, assim provocando um aumento significativo na população humana e consequentemente um acréscimo na demanda por recursos naturais.

A exploração e a modificação do meio ambiente promoveram um processo de urbanização crescente e exigente por necessidades secundárias de comodidade.

No ímpeto por saciar suas necessidades supérfluas relacionadas à um conforto cada vez mais extravagante, a industrialização se desenvolveu pesada e dependente de uma relação predatória de exploração dos recursos naturais.

Ao longo das gerações a indústria foi se especializando e expandindo sem nenhum planejamento, tornando as contaminações ambientais praticamente impossíveis de evitar e trazendo sérias implicações para a saúde do planeta.

Todavia, nem tudo está perdido. Muitos setores da sociedade, preocupados com a deterioração do ambiente e da qualidade da vida tem desempenhado papel fundamental no combate a poluição, por meio de estudos e desenvolvimento de tecnologias para o controle de emissões gasosas, tratamento de efluentes, logística reversa, destinação de resíduos e o compartilhamento das experiências exitosas.

O dia 14 de agosto vem nos provocar a sair de nossa zona de conforto, para empreendermos ações audazes contra a poluição.

Mas o enfrentamento da degradação do planeta deve ser diário, nas nossas casas, no trabalho e na escola. Em qualquer local, a todo momento, agindo, falando ou pensando devemos sempre estar buscando e discutindo os conceitos necessários ao combate à poluição, por cidades melhores de se viver, por um ambiente saudável e uma melhor qualidade de vida para todos.

Texto: Alex Conceição, Responsável pelo setor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal.

Foto: Último Segundo.