Audiência Pública com o tema Segurança aconteceu em Vila Maria

Na última quinta-feira, dia 23, aconteceu uma Audiência Pública para discutir questões referentes à Segurança no município de Vila Maria, realizada no Auditório Municipal. A reivindicação partiu da Câmara Municipal de Vereadores, preocupada com a segurança dos munícipes, dado os recentes e crescentes casos de criminalidade ocorrentes.

O Ministério Público da Comarca de Marau – RS atendeu ao pedido, e o Promotor de Justiça, Dr. Fabrício Gustavo Allegretti, conduziu a audiência. Também estiveram à frente do público os Prefeitos Maico Serafini Betto, de Vila Maria, Iura Kurtz, de Marau e Luciano Maronezi, de Nova Alvorada, os representantes do Legislativo, Presidente da Câmara de Vereadores Rúbia Janaína dos Santos e o Vereador Roberto Colet Pizzi, junto aos agentes de Segurança Tenente Coronel Volnei Ceolin, Comandante do Quartel da Brigada Militar de Marau Capitão Sérgio Pagliarini, Delegado de Polícia Norberto Rodrigues e Sargento da Brigada Militar de Vila Maria, Edecarlos dos Santos. Na plateia também marcavam presença outras autoridades e representantes de entidades locais e da região, junto a um grande número de munícipes.

A reivindicação da Câmara consistia em expandir o horário de atendimento do policiamento no município, de 12 para 24 horas diárias. Dentre os dados apresentados pelo Promotor, foi ressaltada a baixa no índice de criminalidade na região e a dedicação dos órgãos de Segurança no desenvolvimento de um trabalho ágil, com atendimento estrategicamente nos turnos com maior incidência de criminalidade. As demais autoridades policiais presentes, na mesma linha que o Promotor, reforçaram a eficiência na execução dos trabalhos e trouxeram exemplos de outros municípios da região para evidenciar que há realidades muito piores.

Delegado Norberto pontuou a questão dos hábitos predominantes em cidades pequenas, como é o caso de Vila Maria. “Deixar o carro aberto, as portas de casa abertas, é um comportamento que não pode mais fazer parte. Estamos em outros tempos”, ressaltou. Ainda, as autoridades policiais incentivaram a população a identificar pessoas que não pertencem à comunidade e informar os servidores, assim como desenvolver hábitos de prevenção e segurança.

O Prefeito Maico, também Presidente da AMPLA, pontuou que “já se superou a ideia de que segurança é um dever do Estado. É um dever de todos nós, e só conseguiremos juntos.” Também apresentou algumas das medidas que o poder público vem gestando, no sentido de promover a segurança, assim como movimentos que a Ampla e os Coredes estruturam: “Não podemos viver em ilhas, pois se Vila Maria não está segura, Marau, Camargo, as outras cidades também não estão.”, comentou.

Prefeito Iura, da mesma forma, trouxe as ações que Marau vem pensando e desenvolvendo. O público colaborou com sugestões de intervenções que podem colaborar na prevenção do crime em Vila Maria. E foi efetuado levantamento de dados, de forma a embasar as medidas que serão tomadas pela Promotoria, visando garantir maior segurança no município de Vila Maria e na região.

Veja fotos de Audiência Pública com o tema Segurança aconteceu em Vila Maria