Semana Farroupilha movimentou Vila Maria

Recepção à 26ª Cavalgada da Amizade, Café de Chaleira, pão com linguiça nas escolas e Desfile Cívico, são algumas das atividades que integraram mais uma semana de atividades Farroupilhas em Vila Maria.

A 26ª Cavalgada da Amizade passou pelo município no dia 13, e o grupo de cavaleiros foi recepcionado no CTG Francisco Vitor Maroni pelo Prefeito Maico, Presidente da Câmara de Vereadores e Secretários, juntamente à patronagem do CTG. Também estiveram prestigiando o evento o Coronel Jair Euclésio Ely, a Coordenadora da 7ª Região Tradicionalista Gilda Galeazzi e o Coordenador da Cavalgada Gabriel Sartori. A cavalgada constituiu um momento de celebrar a amizade e a cultura tradicionalista.

O 1º Café de Chaleira aconteceu no dia 19, também no CTG, e reuniu as Escolas Maria Busato e EEVIMA! Um café farto, apresentações da Invernada Juvenil e a fala da Prenda 2015/2016 do RS e nossa atual Rainha do Município, Marina Giolo sobre a origem da Semana Farroupilha e a história da Revolução de 1835 marcaram a manhã, além da fala de autoridades. Prefeitos Maico Betto e Luciano Maronezi, de Nova Alvorada, Secretários Delonei Perin, Gabriel F. Turra e Marta S. Franceschi, Vereadora Carine T. Arboit, Diretoras Anardete Lorini, Nelci Sciota e Delci Enderle e o representando do CTG, Juarez Tibola, estiveram presentes e fizeram suas falas valorizando eventos como este, que integram estudantes, escolas, profissionais e fortalecem a cultura gaúcha.

No dia 18, a Invernada Juvenil do CTG Francisco Vitor Maroni, esteve participando do Circuito de Danças em Muliterno e levando consigo o nome de Vila Maria.

No mesmo dia, alunos da Escola Estadual de Ensino Médio de Vila Maria – EEVIMA, junto a produtores leiteiros do município estiveram participando do IV Dia de Campo da EMBRAPA Trigo, em Passo Fundo. Foram acompanhados pelo Secretário Gabriel Fávero Turra e pela professora Marisa Longo no evento, que tinha como temática “leite a baixo custo e com sustentabilidade”, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, numa parceria entre a Secretaria de Agricultura e EMATER.

As escolas Sementinha e Maria Busato estiveram oferecendo aos estudantes o tradicional pão com linguiça, num momento de valorizar os costumes e culinária gaúcha.

E no último dia 20 de setembro, às 9h, houve o tradicional Desfile Cívico, na Rua Padre Marcos Rampi em frente à Igreja Matriz, em homenagem à Pátria e ao estado do Rio Grande do Sul, com o tema “tropeirismo”. De início, foram hasteadas as bandeiras e os hinos foram cantados. Após, Prefeito Maico fez seu pronunciamento, na companhia da Secretária de Educação, Cultura e Lazer Marta S. Franceschi e da Presidente da Câmara de Vereadores Rúbia Janaína dos Santos. Diversas autoridades e um grande número de munícipes prestigiaram a solenidade. O desfile teve início com a passagem da Corte de Soberanas do Município, seguidas pela Banda Marcial. Posteriormente houve a passagem da EMEI Sementinha do Saber, Grupo Viva Bem da Melhor Idade, EMEF Maria Busato, EEVIMA, Associação dos Universitários de Vila Maria - AUVIMA, Projeto Vem Dançar, CRAS, Coordenadoria Municipal de Esportes, Professores e Funcionários da Educação Municipais e Estaduais, Grupo Shobukan Karatê-Do, Jeep Clube Piratas do Tarimba, Moto Clube Quebra Biela, CTG Francisco Vitor Maroni, Invernadas de Dança e Piquete de Laçadores com seus cavalarianos.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer agradece a todos que participaram e organizaram o Desfile Cívico contribuindo para êxito do mesmo.

E, assim, findou mais uma Semana Farroupilha de muitas atividades no Município de Vila Maria.

Veja fotos de Semana Farroupilha movimentou Vila Maria