CONDEVIMA incentiva o armazenamento de grãos nas propriedades rurais

Na última reunião do CONDEVIMA, que foi realizada no dia 26 de setembro, houve também a 11ª Reunião Técnica de Gado de Leite, ambas realizadas no Auditório Municipal.

Dentre os temas abordados pelo Conselho de Desenvolvimento de Vila Maria – CONDEVIMA, foram destacadas as ações em desenvolvimento pelo Poder Executivo e o recolhimento de embalagens de lixo agrotóxico, que acontecerá em outubro.

A manhã teve seguimento com palestra pelo Engenheiro Agrícola Ricardo Martins, da EMATER de Lajeado, que abordava a “Secagem e Armazenagem de grãos na propriedade rural”. À tarde, os Conselheiros e demais presentes embarcaram rumo à propriedade de Odolir Zanatta, na Linha 18 Baixa, para conhecer de perto seu silo de armazenagem de grãos.

Segundo o Secretário Gabriel, a atividade colabora “para manter as comunidades informadas sobre as ações municipais que são realizadas em prol do agricultor e do município como um todo, através dos Conselheiros, que servem como comunicadores do nosso trabalho”.

Um dos Conselheiros presente comentou que “ficar inteirado do que o poder público vem realizando é muito importante, assim como conhecer as possibilidades de armazenamento de grãos na propriedade, um recurso que, sem dúvidas, só vai trazer benefícios para nós, principalmente, considerando as últimas perdas que vitimaram os produtores no município. Além disso, a qualidade do grão secado em casa é muito maior e a atividade incentiva que o produtor permaneça no campo”.

Estiveram presentes no evento o Prefeito em Exercício, Adroaldo Seben, os Secretários Gabriel Turra, Auro Ferrarini, Delonei Perin, Marta S. Franceschi e Gustavo Torrez, Presidente do CONDEVIMA Gilmar Negri, Presidente da Câmara de Vereadores Rubia Janaína dos Santos, chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Vila Maria, Ivan Pasa, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Marilice Demarco, Gerente da Santa Clara de Vila Maria Alexandre Lago de Oliveira, Conselheiros e a comunidade.

Veja fotos de CONDEVIMA incentiva o armazenamento de grãos nas propriedades rurais