Prevenção do câncer de mama: uma campanha pela saúde das mulheres

A Secretaria da Saúde promove, no mês de outubro, diversas ações tendo em vista incentivar a prevenção do câncer de mama.

No dia 10, a Casa da Melhor Idade foi espaço de diálogo sobre a campanha Outubro Rosa. Com a orientação da Enfermeira Adiles Dalprá, o grupo da Melhor Idade foi informado sobre os sintomas e formas de prevenção do câncer de mama, que afeta muitas mulheres. O encontro também permitiu o depoimento de quem já enfrentou ou acompanhou a condição e a profissional buscou sanar as dúvidas dos presentes.

Na noite anterior, havia sido realizado um encontro com o grupo de casais da Melhor Idade, com o mesmo objetivo, desenvolvido também pela Enfermeira Adiles, junto à Farmacêutica Ana Celina.

A Unidade Básica de Saúde vem desenvolvendo atividades de embelezamento, cuidado e informação às mulheres que passam pelo local nas sextas-feiras. Comes, maquiagem, unhas, e orientação são promovidos em parceria pelas Agentes Comunitárias de Saúde e a equipe da Unidade.

Na tarde de hoje, dia 18, acontece um bate-papo Cor de Rosa com funcionárias da Saúde, mediado pela Alessandra Monteiro, visando orientar sobre o câncer de mama. Dessa forma, a equipe da saúde pode prestar maiores esclarecimentos às mulheres que têm dúvidas nos eventos que seguem.

No dia 26/10 haverá um bate-papo aberto à comunidade, também com a Alessandra Monteiro, que desenvolve o Projeto Vivendo com Leveza, no município de Marau. O "Encontro Rosa" será realizado no Auditório Municipal, às 19h. Depois do evento, todos estão convidados a ir até o Hospital Municipal para inauguração do "totem da saúde". O recurso irá ganhar cores novas a cada campanha, através da iluminação. Além disso, será realizada confraternização e Mateada Rosa na oportunidade.

Incentivamos que às mulheres vilamarienses se integrem e participem das ações, afinal, a prevenção é a maneira mais eficaz de combater o câncer de mama e as mulheres são uma grande potência no desenvolvimento do nosso município.

Veja fotos de Prevenção do câncer de mama: uma campanha pela saúde das mulheres