Suinocultores participam de Encontro em Vila Maria

Foi realizada nesta sexta-feira, dia 06, a 26ª edição do Encontro de Suinocultores de Vila Maria, no salão paroquial do município. O tradicional evento reuniu produtores e autoridades para acompanhar debates com foco na valorização e discussão sobre a cadeia suinícola. A promoção foi da Associação dos Suinocultores de Vila Maria (Assuivima), Emater/RS-Ascar e Prefeitura.

Na oportunidade, o presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, representou o governo do Estado. A abertura também contou com a participação do prefeito de Vila Maria, Maico Serafini Betto, do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura na Câmara dos Deputados, Covatti Filho, do deputado federal Jerônimo Goergen, do gerente regional da Emater/RS-Ascar, Oriberto Adami, e do presidente da Assuivima, Odolir Zanatta.

Fazendo parte da programação, os participantes puderam conferir a palestra do secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, de Passo Fundo, Wilson Lill, que abordou o tema “Nossas escolhas definem nosso ser”. Para o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Vila Maria, Ivan Pasa, foi um importante momento para valorização e integração dos suinocultores.

Suinocultura em Vila Maria

A suinocultura em Vila Maria é desenvolvida comercialmente por 35 famílias, destas, três são criadoras de leitões e 32 fazem a terminação dos animais, além de outros 75 produtores que criam suínos para o consumo familiar. Conforme dados da Emater/RS-Ascar, em Vila Maria nascem anualmente em torno de 41 mil leitões e são terminadas cerca de 46 mil cabeças. A atividade é responsável por cerca de 10% do PIB do município.

Veja fotos de Suinocultores participam de Encontro em Vila Maria