Na manhã desta quarta-feira (15), o Prefeito Maico Serafini Betto, o Vice Prefeito Adroaldo Sebem, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Pasa juntamente com representantes da Câmara de Vereadores, Defesa Civil, Emater, instituições financeiras, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, COMDEVIMA, além de Técnicos Agrícolas, Agrônomos e agricultores, reuniram-se no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vila Maria com o objetivo de fazer um levantamento sobre as perdas, principalmente nas lavouras de milho, em função da seca que atinge o Município.
Conforme relatos dos Técnicos Agrônomos que acompanham as lavouras periodicamente, a situação do milho que foi plantado mais cedo é irreversível. Outro ponto abordado foi a questão do Proagro - programa do governo federal que garante o pagamento de financiamentos rurais de custeio agrícola quando a lavoura amparada tiver sua receita reduzida por causa de eventos climáticos, pragas ou doenças sem controle.
Como a maioria dos produtores de Vila Maria utilizam a lavoura de milho para silagem a orientação é que a instituição financeira seja comunicada dez dias antes para que tenha tempo hábil para a realização da perícia. Existe uma preocupação muito grande com relação a alimentação dos animais, já que em Vila Maria há muitos produtores de leite que dependem da safra de milho.
O Prefeito Maico Serafini Betto mencionou que na próxima sexta-feira, dia 17, está marcada reunião com os Prefeitos dos 19 municípios que fazem parte da AMPLA - Associação dos Municípios do Planalto. Uma das pautas já estabelecidas é a estiagem e os prejuízos na agricultura. Ele comentou sobre a possibilidade de decretar situação de emergência em Vila Maria, mas para isso seria necessário um levantamento detalhado, inclusive com perdas mais significativas, como perdas econômicas e falta de água para consumo humano, para que seja homologado no Estado e na União e, assim tenha efeito na prática. Para que isso ocorra, as perdas devem impactar em 5% a receita líquida do município.
Os representantes das instituições financeiras também se comprometeram em dar uma atenção especial aos produtores, orientando sobre seguros agrícolas e o Proagro. Também foi falado sobre a possibilidade de uma linha de crédito especial para quem deseja e necessita fazer o replantio. Lembrando que o milho da Conab - que é uma opção - está sendo disponibilizado, porém em quantidade menor, com alto valor, especialmente para os pequenos produtores.
#prefeitura #agricultura #sindicato #seca #estiagem #AdministraçãoMunicipal #VilaMariadeTodosNós